sábado, 10 de abril de 2010

O começo da Era Dourada.

O ano era 1925, e um novo começo na construção dos dirigíveis alemães surgiu após o grande sucesso da Cia Zeppelin em seu Hangar na cidade de Friedrichshafen, onde era feito os reparos necessários em cada dirigível, veio então a total ruína financeira.



Nesse caso para a empresa ser mantida, teria que obter novos contratos para a construção de novos dirigíveis. Hugo Eckener agora tinha a mesma popularidade que o Ferdinand Graf von Zeppelin, que se tornou um herói popular em toda a Alemanha.

Com essa popularidade que ele atingiu, fez com que ele pensasse em buscar novas altertnativas e oportunidades para construir novos dirigíveis e ao mesmo tempo criar uma rota aérea para a travessia do oceano Atlântico e num futuro próximo uma operação de condução global.

Hugo Eckener teve duas dúvidas a respeito do retorno na construção de um novo dirigível, para levantar o capital necessário.

Primeiro, veio a dúvida se o novo dirigível seria um instrumento aéreo seguro para realizar uma travessia pelo o oceano, e segundo, ele acreditava sempre que em dois ou três anos já haveria um serviço aéreo de passageiros de avião realizando uma travessia pelo o oceano muito melhor e mais barato.

Com essa situação fez Eckener criar o Zeppelin-Eckener-Spende, traduzindo para o português, donativo para o zeppelin do Eckener, que foi totalmente voltado para a população da Alemanha e Áustria, nessa época foi criado produtos para arrecadar o dinheiro necessário para a Companhia Zeppelin, produtos como medalhas comemorativas, distintivos comemorativos, cartões postais e selos.








Eckener usou o evento dos 25 anos de aniversário do primeiro vôo do Zeppelin LZ 1, através de um marketing realizado em cartazes, revistas e jornais da época onde foi realizado a chamada para as doações. Foi de extrema inteligência fazer a propaganda das doações para promover as emoções, sentimentos e desejos da sociedade alemã e áustriaca, mas infelizmente esse recurso não obteve a resposta necessária da população.



Eckener buscou alcançar um resultado final de 2,5 milhões de Marcos em doações para a construção de um novo zeppelin. Ele mesmo realizou mais de 100 palestras por toda a Alemanha e a Áustria, onde fazia uma proposta para gastar os fundos arrecadado na construção de um dirigível em conjunto com os dois países, relativamente esse valor não foi suficiente para construir a novo zeppelin, o governo alemão na época se sensibilizou com o caso e fez uma doação de 1,2 milhões de Marcos.




Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente blog!
Ótima fonte de pesquisas!
E já sou seguidora!